Plataforma digital vai reunir voluntários de Campina Grande


Sabe quando você quer ajudar, quer ser voluntário, mas não sabe como?

Pensando numa resposta para essa eventual dúvida, a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande está mobilizando a sociedade campinense para conhecer uma proposta que pretende oferecer à cidade uma plataforma digital que irá facilitar o contato entre voluntários e entidades dos mais diferentes setores que precisem de pessoas dispostas a ajudar. Por meio de um site, candidato e instituição se cadastram e a plataforma faz uma espécie de ponte com base nas informações contidas no banco de dados para ligar um ao outro.

Ao efetuar o cadastro, o voluntário cria um perfil com informações sobre seus interesses, habilidades, áreas de atuação, localização e disponibilidade. Essas informações serão cruzadas com vagas publicadas pelas organizações, de acordo com as necessidades específicas de cada instituição ou projeto. Já as instituições, ao se cadastrarem - também pelo site -  receberá uma visita da equipe técnica do movimento “Transforma Campina”, a fim de verificar a seriedade do trabalho que está sendo desenvolvido.

Cruzados os dados, o voluntário pode ou não entrar em contato com a instituição. Caso opte por contatar, ele passará pelo processo de seleção da organização em questão. A partir daí o movimento fica em segundo plano, já que o objetivo maior, que é criar uma rede solidária, é alcançado.

De acordo com Marcos Procópio, presidente da Associação Comercial, a instituição empresarial está nesse processo como indutora da iniciativa, a exemplo do que fez para a criação da cooperativa de crédito dos empresários e a Sociedade de Garantia de Crédito, além de outros projetos que a entidade trouxe para a cidade.

O vice-presidente da Associação Comercial, empresário Antonio Andrade Irmão, ressalta que o Transforma Campina se propõe a ser um movimento social de construção de uma rede de solidariedade na cidade, cujo objetivo é fortalecer, de um lado, a cultura do voluntariado, e de outro, empoderar as pessoas e as instituições do terceiro setor conectando quem precisa com quem quer ajudar por meio de uma plataforma digital inclusiva.

Segundo os dirigentes da Associação Comercial, o objetivo é que o movimento nasça como proposta de rede, seja realmente uma iniciativa construída por toda a cidade e comece, desde sua concepção, a tecer laços de solidariedade entre os mais diversos setores de Campina Grande e região.

Para apresentar o projeto Transforma Campina, a Associação Comercial estará aproveitando o evento de sua confraternização de final de ano, que acontecerá numa casa de recepção localizada no Bairro das Nações, no próximo dia 16, a partir das 12 horas.



As entidades interessadas no evento, devem procurar a Associação Comercial em sua sede, localizada na Av. Floriano Peixoto, 715, ou através dos telefones 33413306 e 986506630.      

Postar um comentário

0 Comentários