Caminhada Literária acontece nesta terça-feira em Lagoa Seca


Acontece no município, nesta terça-feira (14), a Caminhada Literária realizada pela Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Educação. Alunos de 4 escolas e uma creche localizadas na zona urbana, participarão da ação que começará a partir das 15h com concentração na Praça Matriz e passará por toda região central da cidade.

A ação tem o objetivo de incentivar a leitura, principalmente desde a infância e, ampliar o hábito para outros ambientes além da escola, mostrando também para os adultos que eles podem e devem ler para as crianças ainda não alfabetizadas.

De acordo com o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, o hábito da leitura é uma pratica saudável para crianças, jovens e adultos. “A leitura deve ser um hábito na vida de todas as pessoas, independentemente da idade. Sabemos que crianças precisam de exemplos e estímulos por parte dos adultos, então é importante que ações como esta ocorram, para falar sobre a importância da leitura e sobre a influência dos adultos em gerar nas crianças o gosto pela leitura, por isso convido todos a participar”, destacou

Durante todo o percurso da Caminhada Literária, os alunos participantes estarão caracterizados de personagens da literatura infantil, segurando cartazes e faixas contendo mensagens de incentivo a pratica da leitura e distribuindo panfletos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à educação, a leitura:
Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

Amplia o conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Por isso comece agora mesmo a desenvolver o gosto do seu filho pela leitura.

Postar um comentário

0 Comentários